Geradores de Ar Quente Suspensos a Gás
"O sistema" ROBUR


Aplicar a paixão pelo belo e pelas coisas bem feitas na concepção de sistemas inovadores de aquecimento, estudados para satisfazer as necessidades específicas dos clientes é esta a missão e a filosofia do aquecimento a gás da ROBUR.

 

Os geradores de ar quente suspensos da ROBUR utilizam uma tecnologia de PERMUTA DIRECTA AR-AR garantindo-se um alto rendimento na medida em que foi eliminada a passagem por um fluído intermédio. Estes aparelhos alimentados com qualquer tipo de gás, fonte de energia notavelmente limpa necessitam de uma manutenção reduzida.

Está provado que aumentando o número de geradores de ar quente num determinado local, poder-se-á melhorar notavelmente a homogenidade da climatização ambiental. É um pouco esta a lógica do gerador de ar quente a gás.
O gerador de ar quente de tamanho relativamente pequeno e com potênçias entre 20 e 50 Kw, pode ser instalado no interior do local a uma altura compreendida entre 2,5 e 3 metros.

O sistema de aquecimento destes geradores de ar quente, baseia-se na convecção forçada. Básicamente estes aparelhos, são constituidos por uma caixa, que encerra no seu interior a câmara de combustão em aço inox e completamente estanque, permutador de calor em liga de alumínio, queimador atmosférico em aço inox, um tubo colector dos gases da combustão, na extremidade do qual se encontra um ventilador centrífugo para sugar e extrair os mesmos para o exterior e todos os componentes electrónicos de control e segurança. Na parte de trás do aparelho, está montado um ventilador para forçar o ar a passar no permutador, promovendo a sua circulação. Existem também dois orifícios para serem ligados ao exterior por intermédio de condutas, um para ir buscar o ar que vai alimentar a combustão (ar comburente) e outro para fazer a exaustão dos gases da combustão. Na parte frontal do gerador de ar quente existe uma grelha com alhetas horizontais orientáveis, por onde sai o ar quente para o ambiente. Esta grelha pode ser substituída por um acessório para adaptação a uma conduta, sempre que necessário.

O funcionamento do gerador de ar quente a gás da ROBUR é simples e consiste básicamente:

Por intermédio do ar que entra do exterior, faz-se a combustão em câmara estanque. Os gases resultantes desta combustão e com a ajuda de um ventilador de vácuo, percorrem os permutadores de calor, sendo recolhidos por uma conduta única e conduzidos para o exterior. Na parte de trás dos permutadores, encontra-se o ventilador, que força a entrada do ar ambiente, fá-lo atravessar os permutadores que estão quentes devido à passagem dos gases de combustão no seu interior. Nesta passagem o ar aquece e sai para o ambiente, atravessando as alhetas orientáveis da grelha existente na parte frontal do gerador. Como se pode concluir, não há qualquer chama exposta, pois a combustão é feita em câmara estanque e sem qualquer intervenção do meio a aquecer, pois quer o ar para alimentar a combustão, quer a expulsão dos gases de combustão é feito para o exterior.
Os geradores de ar quente são equipados com um termostato que garante uma temperatura constante do ar insuflado, actuando sobre a válvula de gás ou sobre o ventilador.

O esquema de funcionamento do aparelho evidencia como o ar necessário para a combustão vem canalizado do exterior, deixando intacto o oxigénio presente no ambiente a ser aquecido. A segurança resultante é total, pois os produtos da combustão são sempre evacuados para o exterior (mesmo em caso de mau funcionamento). O circuito com câmara estanque, tiragem forçada, fluxo de ar novo é assim completamente isolado do ambiente de instalação

Cada gerador ROBUR é uma unidade de aquecimento autónomo e independente na medida em que combina a dupla função de produzir e difundir calor (nos meses quentes é possível utilizar apenas o ventilador para criar circulação de ar). Cada um dos aparelhos instalados pode funcionar independentemente dos outros, consentindo a regulação autónoma de temperatura de cada zona particular, pelo tempo pretendido, adaptando a utilização às necessidades de trabalho ou ambientais.

 

 


Os geradores suspensos ROBUR são particularmente indicados para situações onde se prevê futuras modificações da implantação, ampliações com instalação de mais aparelhos ou para integração onde já exista uma instalação insuficiente ou inadequada. Também utilizados em ambientes industriais de qualquer dimensão, laboratórios, centros desportivos, igrejas e locais de culto, oficinas, estufas de secagem, fábricas, armazéns, etc.

A estratificação é um fenómeno físico particularmente evidente em ambientes com grande pé direito, nos quais o ar quente tende a subir para as zonas altas, deixando frias as zonas de trabalho. Os geradores ROBUR, graças à forma e materiais do permutador, produzem o chamado "efeito solo". Os testes efectuados demonstraram como o sistema ROBUR oferece uma eficiência global de aquecimento e um conforto ambiental superior a qualquer dos outros sistemas de aquecimento. Em particular a tabela seguinte evidência a redução das necessidades de energia térmica, consequência directa da maior eficiência global do sistema ROBUR.


PERMUTADOR

O permutador de calor, patenteado pela ROBUR apresenta alhetas verticais e horizontais resultando numa maior superfície de permuta, interna e externa. É realizado numa liga de alumínio especial e é graças à sua elevada condutividade térmica (10 vezes superior à do aço) que se consegue obter uma temperatura extremamente homogénea das superfícies de permuta. A ampla superfície de permuta e a ausência de zonas com temperaturas demasiado elevadas evitam a carbonização das particulas de ar e a consequente irritação das mucosas (sensação de ar seco).

A termografia ao lado esquematiza o conceito "efeito solo". A forma particular do permutador de calor ROBUR permite a emissão de um fluxo de ar com uma inclinação correcta e a temperaturas diferentes. Um fluxo de ar menos quente na parte de cima, impede que esse ar quente suba de imediato, eliminando a dispersão do calor em direcção às zonas altas do edifício, dispensando-se a instalação de aparelhos destratificadores.
Este permutador exclusivo garante, em pouco tempo, uma temperatura homogénea e uma perfeita mistura do ar já a 4 metros do aparelho que se mantem mesmo a grandes distâncias (40 ou mais metros), resultando um grande conforto ambiental.

QUEIMADOR

O queimador atmosférico patenteado pela ROBUR em aço inox de alto rendimento, é constituído por duas partes agrafadas que permitem que o material se dilate livremente, eliminando-se possíveis roturas. A configuração especial da superfície de saída da chama permite a redução da temperatura do queimador e da chama, optimizando-se desta forma a distribuição do calor e o rendimento do aparelho. A alta tecnologia de permuta e a eficiência da combustão dos dois componentes (permutador e queimador), patentes da ROBUR, garantem um alto rendimento ao longo do tempo.

 

FIABILIDADE

A superior fiabilidade reconhecida ao gerador de ar quente suspenso a gás da ROBUR, deriva de dois pontos técnicos exclusivos:

1- circuito de combustão fabricado sem utilização de soldadura, quase não necessitando de intervenção mecânica;

2- componentes de elevada qualidade certificada.

SEGURANÇA

A segurança e a qualidade do produto é reconhecida pela placa CE em todos os aparelhos, bem como pela obtenção da certificação ISO 9001.

DADOS TÉCNICOS

Estrutura autoporgante em chapa de aço lacada com epoxy; permutador de calor, marca ROBUR, em liga de alumínio de elevada capacidade de permuta térmica com orientação horizontal (ar) e vertical (fumo); câmara de combustão cilindrica em aço inox, fabricada sem soldadura; queimador atmosférico, marca ROBUR, em aço inox; electroválvula multigás, normalmente fechada, do tipo homologado; termostato de limite com rearmo, para protecção do sobreaquecimento do permutador de calor; termostato de segurança de rearmo manual, para protecção do sobreaquecimento do quadro eléctrico; termostato de ventilação para comandar o funcionamento do ventilador helicoidal, só quando o permutador está quente de modo a evitar a emissão de ar frio ao ambiente; ventilador de vácuo para a expulsão forçada dos produtos de combustão; pressostato diferencial para o constante controlo da tiragem forçada do aparelho (com dispositivo de paragem do queimador em caso de insuficiênçia de ar para a queima ou da obstrução da saída dos produtos de combustão); ventilador helicoidal para o transporte de ar quente ao ambiente; grelha de orientação do ar com alhetas horizontais orientáveis; quadro eléctrico composto por: central electrónica para o comando de funcionamento do queimador principal e controlo da presença de chama; ralé de controlo do pressostato diferêncial; circuito eléctrico produzido segundo a norma CEI.

Concluindo, para o aquecimento ambiente descrito e utilizando o gás como fonte de energia limpa e ecológica, garante a FRICAL que estão criados os pontos de partida para um sistema de aquecimento cheio de sucesso e com a plena satisfação do cliente final.


« artigo anterior ———— início ————— próximo artigo »